Por que a comunicação faz meu negócio crescer?

 
Por que a comunicação faz meu negócio crescer?

A pergunta é simples: por que me comunicar faz meu negócio crescer? A resposta que vem na sequência é ainda mais clichê, mas não deixa de ser real: quem não é visto, não é lembrado. Sendo assim, já temos o X da questão.

Não apenas no cenário atual, mas desde os primórdios da humanidade, tudo o que não é visto não é lembrado, pelo simples fato de não ser conhecido. Sendo assim, a necessidade de comunicar-se sempre foi necessária, para o ser humano, para a transmissão de ensinamentos, para a organização da caça e para a constante evolução do homem.

Derivada do termo latino "communicare", que significa tornar comum, compartilhar, a comunicação nada mais é do que a principal forma de tornar sua marca conhecida e fazer com que a mesma esteja entre as principais e mais amadas marcas do mercado.

Mas na crise não é melhor abster-se de posicionamentos? Não é melhor economizar na comunicação, já que a demanda está baixa?

Pelo contrário, a crise é o cenário chave para que seu negócio apareça, afinal, é o momento em que as pessoas passam a refletir melhor antes de comprar, passam a buscar vantagens e elencam a real necessidade de cada produto que lhes é imposto. É em momentos assim que percebemos o comportamento do ser humano mediante as peças influenciadoras do meio em que vive e como este, e o comportamento de terceiros, influenciam em sua jornada de decisão.

A partir disso, como a minha empresa deve se comunicar? Explicaremos para você em cinco passos como se portar:

1. Entenda o seu público

Para saber como se comunicar com seu público-alvo é preciso primeiramente compreendê-lo. Quais são suas necessidades? Aspirações? Como se comportam? Para esta etapa aconselha-se a criação da persona que corresponde ao seu público-alvo. Saiba como criá-la aqui.

2. Se relacione com ele

Onde posso me relacionar com meu público? Quais redes sociais ele usa? Que mídias consome? Observando estes fatores, você poderá saber onde deve estar presente para que seu público comece a se envolver e se relacionar com você.

3. Gere conteúdo de relevância

Não adianta estar onde seu público está sem ter conteúdo relevante, que realmente o atraia e converse com ele. Este item é a soma dos itens 1 e 2, pois quando você compreende quem é seu público e qual o objetivo do seu produto e passa a se relacionar com ele, irá gerar conteúdo que converse com aquele que virá a ser seu cliente.

4. Nutra seu público

É importante que o seu público amadureça para tornar-se seu cliente. Durante o processo de decisão de todo consumidor acontecem fases de maturação da ideia, avaliação do produto, reconhecimento da necessidade. A partir dessas fases, o consumidor pode escolher pelo seu produto ou pelo concorrente, tudo dependerá de como o está alimentando através de seu conteúdo, de seus diferenciais e de como se relaciona com ele.

5. Ganhe a confiança do seu cliente

Uma vez cliente, fidelize-o. Lembre-se que indicações são bem-vindas e sempre muito efetivas para a conquista de novos clientes, afinal, é alguém que já é cliente e conhece o produto que está indicando, e por ser do meu círculo de confiança, posso realmente levar a opinião em consideração. Este fator é também o que tem feito o sucesso dos influenciadores e é o que prova sua eficácia na hora de venderem produtos. Pessoas engajadas com a marca vendem mais que a própria marca sozinha.

Seguindo estas dicas não tenha dúvida de que sua empresa irá decolar. Atente-se a cada detalhe, e o mais importante: não deixe de comunicar, é preciso presença para que seu público te alcance. 

E para a execução de todo esse plano, saiba que nós temos um plano para você.

28/04/2017 | Categoria: Mercado
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Mayara Lambiazzi

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