A arte é bonita, mas por que ela não vende?

 
A arte é bonita, mas por que ela não vende?

Nossa, que arte bonitona da po$&a!

É isso que qualquer criativo ou, até mesmo, uma agência de publicidade gosta de ouvir de seus clientes. Lógico, não é?! Elogios são sempre bem-vindos. Não ouvimos exatamente com essas palavras (de vez em quando sim), mas ter uma arte aprovada pelo cliente é muito prazeroso (citando Samuel L. Jackson, muito motherfo*&a).

Porém, muitas vezes não fica claro para o cliente o que é essa arte. É por isso que estamos aqui para falar que “não meu amigo, isso aqui não é apenas uma arte bonitinha”. Esta arte é a entrega final de um trabalho muito bem elaborado por pesquisas, metodologias e estratégias, entende?

Vamos comparar o trabalho de uma agência de publicidade com Engenharia e Arquitetura:

Olhando para essas duas casas  você pode ficar em dúvida sobre qual gostou mais, afinal as duas são muito bonitas e possuem um design muito atrativo. Porém, vamos para a parte funcional.

Você fala “Uau, eu quero essa aqui com piscina!”. Pronto, comprou uma casa visualmente espetacular. Mas quando você se muda começa a perceber que ao tomar banho tem infiltração no banheiro, as tomadas não estão em locais funcionais e precisa urgentemente colocar extensão pela casa inteira, a garagem só tem lugar para um carro, e por ai vai. Poderíamos ficar aqui pontuando vários problemas possíveis em projetos de residências mal projetadas.

“Ah, mas jamais eu compraria uma casa sem ver esses detalhes do projeto, por mais linda que ela seja”.

É ai que está o segredo da coisa: P r o j e t o! Por que você compraria uma campanha de uma agência sem um projeto? Por que a publicidade da sua empresa deve ser apenas bonitona ou apenas do jeito que você gosta e não do jeito que seu cliente gosta? Por que os clientes não cobram das agências de publicidade os projetos e planejamentos de suas ações e campanhas?

Estamos falando de negócios e uma campanha mal planejada, meu amigo, só vai fazer você gastar dinheiro. Pode ser que com um bom investimento em mídia você apareça e seu vizinho fale “Ei, vi uma campanha da sua empresa na TV, parabéns!” “Você investe no Facebook? Vi um anúncio da sua empresa lá”. Entretanto, tenho certeza que não é reconhecimento na vizinhança que um empresário está procurando. No final das contas, ou do mês, o que importa são os resultados.

Pode ser para iniciar um novo posicionamento ou aumentar as vendas. Seja qual for o seu objetivo, para ter resultados é preciso de um plano com estratégias bem elaboradas e monitoradas. Seu consumidor final não quer saber disso, ele só quer seu produto (às vezes ele nem saiba ainda, mas ele quer). Quanto mais o empresário e a agência conhecem seu cliente, mais assertiva será a mensagem que chegará a ele.

Como essa mensagem chega até o cliente? Através de arte, de texto e de vídeo. Existem várias formas criativas de atingir o cliente, mas a mensagem chegará para ele provavelmente de forma artística e de entretenimento. E como ela será tão eficaz? Através de muita estratégia e planejamento. Por isso, digo que a nossa arte não é apenas bonitinha, ela é funcional (se você não achou bonitinha, pode ser que você não seja o público da empresa que estamos divulgando, afinal, precisamos falar da forma que o cliente final quer ouvir e não do jeito que o empresário quer ver a sua empresa).

Por isso, preste muita atenção! Uma arte bonitona não é garantia de resultado. Se você ficou interessado e quer saber como sua empresa ficaria com um plano, descubra aqui.

26/05/2017 | Categoria: Mercado
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Danilo Muniz
É o nosso Diretor de Criação e um dos sócios aqui da Bússola. Sabe tudo sobre Design, qualquer que seja a finalidade e se você precisa de uma repaginada na marca, ou começar a pensar em Design para vendas, ele com certeza terá um plano.

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