O design como ferramenta de venda da sua empresa

 
O design como ferramenta de venda da sua empresa

Hoje, num mundo cada vez mais conectado e atualizado o cliente é, mais do que nunca, a peça fundamental para a sua marca. Com a internet voando, as notícias, tanto boas como ruins, voam também, e uma delas pode ser sobre você ou sua marca.

Com isso, queremos explicar um pouco sobre a importância do design na relação marca x cliente.

A função do design sempre foi, e sempre será, a de proporcionar ao usuário on ou offline de um produto ou um serviço, a melhor relação funcional de usabilidade possível. O design não é beleza, é funcionalidade. Por isso hoje, apenas hoje, o design está ganhando seu devido valor. As empresas estão reconhecendo os estudos, forma de pensar e estratégias utilizadas no design, para aplicar em todos os setores da companhia. Sim, eles funcionam em todos os setores, pois como já dissemos, foi criado para pensar na melhor usabilidade do produto/serviço para o cliente, e não é para um cliente específico, mas sempre pensando em atingir o maior número de usuários, principalmente os que estão fora do padrão da sociedade. Não é à toa que o termo “design thinking” está em alta, por falar exatamente da forma de pensar do designer e como eles solucionam problemas.

“O design é particularmente importante na fabricação e em marketing de equipamentos duráveis, roupas, serviços de varejos e bens embalados. [...]. Do ponto de vista da empresa, um produto com bom design seria de fácil fabricação e distribuição. Do ponto de vista do consumidor, um produto com bom design seria agradável de ser visto e fácil de abrir, instalar, usar, consertar e descartar.” (KOTLER, 1998, p.258).

Ok, mas por que o design é uma peça fundamental para a sua empresa?

O que todo empresário gostaria de ouvir: simplesmente porque ele pode aumentar as vendas da sua empresa. Mas isso não é tão simples assim, e existem vários caminhos a seguir para alcançar o objetivo final.

Podemos trabalhar com estes tópicos separadamente - de uma forma mais demorada -, mas o resultado garantido e eficaz vem com o conjunto da obra.

Através de estudos e pesquisas - de mercado, posicionamento, concorrência, inovação e outros - nós conseguimos envolver mais o consumidor, fazê-lo viver experiências, sensações, apoiar e acreditar na visão da marca. Dessa forma conseguimos fidelizar seu cliente, despertando afetos e valores positivos em relação à marca. Inovar é a palavra, assim como falamos no início da matéria.

O mundo está em constante evolução e sua marca também deve estar, uma embalagem, um novo rótulo, uma nova linha de produto, nova linguagem, representam essa mudança e mostra que sua empresa está antenada e interessada em manter o contato com o consumidor que não para de evoluir. Com esses diferenciais conseguimos encontrar o grande ponto competitivo da sua empresa diante os concorrentes.

Por isso, design não é apenas layout, arte. Design é estratégia. A entrega final de uma embalagem atualizada e moderna é o resultado de muitas pesquisas e análises de comportamento do mercado e do consumidor, para que seu produto satisfaça as necessidades do seu cliente. Hoje, mais do que nunca o design e a forma de pensar de um designer, precisam atuar como ferramenta de conhecimento e inovação nas áreas da sua empresa. E para que esse relacionamento aconteça, nós temos um plano.

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12/04/2017 | Categoria: Criatividade
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Danilo Muniz
É o nosso Diretor de Criação e um dos sócios aqui da Bússola. Sabe tudo sobre Design, qualquer que seja a finalidade e se você precisa de uma repaginada na marca, ou começar a pensar em Design para vendas, ele com certeza terá um plano.

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